Dialogar sobre a bacia amazônica e os 9 países que a transpassa adentra uma luta pela valorização da flora, dos povos, da fauna, dos rios, da cultura imaterial e material. Reconhecer os protagonistas espirituais, materiais, imateriais e antropomorfos da Amazônia reacende e queima a chama da resistência e da proteção daquilo que é nosso por direito. Na maior simbiose que esse mundo já viu, a floresta e os povos que nela habitam existem e resistem em meio a ameaça capitalista, patriarcal, etnocêntrica, racista e colonial, intensificada por políticas públicas de genocídio e ecocídio. Nós somos a Amazônia viva, urge a proteção da nossa ancestralidade, espiritualidade, vida e direitos. O diálogo e troca de saberes mantém nossa história respirando e ela continuará a respirar.
LOGOTIPOS X FOSPA
Belém, cidade cabana, luz revolucionária que ilumina o resto do Brasil, será sede para o X FOSPA. Em sua décima edição, o Fórum Social Pan-Amazônico será um evento potente, fruto de uma rica soma de experiências que serão sua alma e sua bússola. Irmanado com organizações amazônicas nacionais, regionais e comunitárias, caminhará ombro a ombro com quem luta, resiste e aponta caminhos. Num mundo onde imperam o ecocídio e o genocídio, Belém sacode os maracás e bate os tambores conclamando a resistência. Fortalecendo a luta dos povos, desencadeando novas resistências, relançando esperanças, o X FOSPA será um rastilho de luz na escuridão.
Nosso mascote, o Fospinha, possui traços provenientes das figuras em cerâmicas marajoara e suas representações antropomórficas, zoomórficas e fauna da região Guardião do FOSPA. A figura abrange a espiritualidade e ancestralidade dos povos indígenas que habitavam a ilha do Marajó, na foz do rio Amazonas, durante o período de 400 a 1400 d.c. Protetor do X FOSPA!